Ubuntu esmaga XP e 7 em operações de gestão de ficheiros

Escrito em 13/07/2009 – 23:11 | por trmanco | 690 visualizações

Hoje em dia para dar que fazer aos CPU’s mais avançados do mercado é necessário também equipar as maquinas com os HD’s e SSD’s topo de gama. Mas qual será o sistema operativo que melhor consegue utilizar este hardware com maior eficácia? Continue a ler…

file_system_performance_avg

Para dar resposta a esta pergunta foram realizados alguns testes, nomeadamente em operações de gestão de ficheiros como por exemplo pesquisa de ficheiros,classificação de ficheiros, análise de utilização de armazenamento, pesquisa por ficheiros duplicados,cópia de ficheiros,sincronização de ficheiros e remoção de ficheiros no Ubuntu 9.04 (64-bit), no Windows XP (64-bit) e no Windows 7 (64-bit). Todos os testes foram feitos com um software próprio num Quad Core Q9650 com 4GB de ram e dois discos rígidos WD Raptor a 10 000 RPM’s.

file_system_performance_copy

Para obter resultados justos, todos os sistemas operativos fizeram o teste com um conjunto de ficheiros contendo 15 GB de dados com 100 000 ficheiros incluindo 75 000 ficheiros pequenos, 24 000 ficheiros de tamanho médio e 1000 ficheiros grandes. Por fim, para minimizar o impacto da cache do sistema de ficheiros a maquina foi reiniciada antes de cada um dos testes.

file_system_performance_sca

O Ubuntu 9.04 arrasa totalmente os outros dois sistemas na pesquisa de ficheiros, classificação e análise de utilização de armazenamento com uma grande margem. Parece inacreditável como pode haver tanta diferença nos testes efectuados no mesma plataforma de  hardware!

file_system_performance_dup

A performance na pesquisa de ficheiros duplicados é semelhante em qualquer um dos sistemas operativos sendo o Windows XP o mais rápido dos três enquanto o Ubuntu 9.04 aqui fica pelo segundo lugar.

Por fim o Ubuntu 9.04 sai com a maior vantagem utilizando o sistema de ficheiros ext3. Ainda gostava de ver o resultado destes testes feitos noutra distribuição utilizando o sistema de ficheiros ext4 (sucessor do ext3) que inclui vários melhoramentos de performance a nível de cópia e pesquisa de ficheiros. [via Flexense]


Se gostou deste post então por favor subscreva ao RSS feed do Open Mania. Também pode subscrever ao Open Mania por email e ter novos posts enviados directamente para a sua caixa de correio.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5.00 de 5)
Loading ... Loading ...
Partilhe:
  • Identi.ca
  • Twitter
  • Rec6
  • FriendFeed
  • del.icio.us
  • Ping.fm
  • StumbleUpon
  • Google Bookmarks
  • Facebook
  • Tumblr
  • Netvibes
  • HelloTxt
  • Technorati
  • PDF
  • MySpace
  • email
  • Print
  • RSS
  1. 5 Respostas a “Ubuntu esmaga XP e 7 em operações de gestão de ficheiros”

  2. Por Artrog em Jul 14, 2009

    BRAZIL BRAZIL Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 Linux Linux

    Bom… então ponto para o sistema de arquivos ext3, e não para o Ubuntu. :-P

    ReplyReply
    Artrog did not rate this post.

    Gosto ou Detesto: Thumb up 0 Thumb down 0

  3. Por trmanco em Jul 14, 2009

    PORTUGAL PORTUGAL Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5 Ubuntu Linux Ubuntu Linux

    @Artrog

    … mas sem a parte da distribuição o ext3 não faz nada :-P

    Eu acredito que existem distribuições que mesmo com o ext3 faziam um melhor trabalho que o Ubuntu, mas isto sou só eu a dizer ;)

    ReplyReply
    trmanco did not rate this post.

    Gosto ou Detesto: Thumb up 0 Thumb down 0

  4. Por Antonio Souza em Nov 28, 2009

    Google Chrome Google Chrome 4.0.223.11 Linux Linux

    O importante é que isso vem só afirmar o que eu usuário de sistemas Unix\Linux desde das primeiras versões, sempre disse que que estes sistemas que são similares em sua construção são algo de tão maravilho que impressiona a cada dia que passa. Se na área de desktop ainda está engatinhando no uso em não na qualidade é porque o mercado sim deve se adequar e não o sistema Linux que já está pronto desde seu nascimento.
    O que me impressiona é a cultura de domínio programado nas mentes das pessoas. Poucos dia um me disse em um post que o usuário Windows quando uma impressora, scanner ou programas insiste em dar pau o culpado são drivers ou o programa está cheio de bugs. Mas quando isto acontece no Linux, é o Linux que não presta… Vai entender a cabeça de pessoas viciadas no comodismo e na mídia controladora. Eu penso que deveriam pelo menos conhecer melhor o que usam e de certa forma conduzir os desenvolvedores a valorizar o que é bom, e nisto o Linux e Max OSX dá de lavada, só que o MAC OSX é carissímo e o Linux já é livre e pode ser conseguido também de graça.

    ReplyReply
    Antonio Souza ratings for this post: Antonio Souza gives a rating of 5Antonio Souza gives a rating of 5Antonio Souza gives a rating of 5Antonio Souza gives a rating of 5Antonio Souza gives a rating of 5

    Gosto ou Detesto: Thumb up 0 Thumb down 0

  5. Por Alex Góes Fuhrmann em Dec 5, 2009

    BRAZIL BRAZIL Mozilla Mozilla 1.9.1.5 Ubuntu Linux Ubuntu Linux

    Poh massa esse blog, acaba com o Janelas. aopkpopkoakopakopa da’hora.

    ReplyReply
    Alex Góes Fuhrmann did not rate this post.

    Gosto ou Detesto: Thumb up 0 Thumb down 0

  6. Por pedro em Dec 8, 2009

    BRAZIL BRAZIL Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.0.15 Ubuntu Linux Ubuntu Linux

    quem bom que na pesquisa ai o Ubuntu passa na frente do Xp e do windows 7, isso é sinal de que a distribuição ubuntu a cada dia esta melhorando seu desempenho em relação a outros sistemas.

    ReplyReply
    pedro did not rate this post.

    Gosto ou Detesto: Thumb up 0 Thumb down 0

Escrever um comentário

Sobre

Desde de 5 Julho de 2007
Open Mania e uma comunidade com o objectivo de informar os seus leitores das novidades no mundo Open Source. Desde ao GNU/Linux, ao Firefox queremos mostrar que no mundo que há alternativas ao código fechado. Mais

Quer receber noticias sempre actualizadas?

rsstwitter

Ou subscreva por email: